quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

GENESIS 1



1 Gênesis: 1
CRIAÇÃO DO CEU E DA TERRA E TUDO QUE NELES HÁ
1 No princípio criou Deus os céus e a terra.
2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.
4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
5 E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
6 E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi.
8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
9 E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi.
10 Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom.
11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi.
12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.
13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;
15E sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.
16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.
17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
18 Para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu.
21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
22 Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra.
23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
A CRIAÇÃO DOS SERES VIVENTES
24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi.
25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.
30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.
31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.



O CRIADOR E A CRIAÇÃO
TODA A TRINDADE ESTA INCLUÍDA NA GRANDIOSA OBRA DA CRIAÇÃO: O PAI, QUE POR ASSIM DIZER, PLANEJOU TODA A CRIAÇÃO COMO UM GRANDE ARQUITETO; O FILHO CHAMADO DE “A PALAVRA” QUE ESTAVA NO PRINCIPIO COM DEUS. João 1: 1 – 14 (1) No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (14) E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, e por meio de quem os mundos foram criados Colossenses 1: 16Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.Hebreus 1: 2Nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; e o Espirito Santo, que pairava sobre as águas. Deus criou os céus e a terra. O inferno não foi criado para os Homens, mas para Satanáse seus anjos. O homem, no entanto, escolhe o inferno para si mesmoJoão 3: 36Quem crê no Filho têm a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus, se rejeitar Jesus, o caminho para o céuJoão 14: 6Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
OBSERVAÇÃO: É O QUE DEVEMOS REFLETIR MEDITAR E APRENDEMOS NESTE TEXTO SOBRE O CRIADOR E A CRIAÇÃO.
1                 O CAMINHO PARA COMPREENDER A CRIAÇÃO É A FÉ. Hebreus11: 3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.Salmo 33:6Pela palavra do Senhor foi feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca.
2                 SUA EXISTÊNCIA É ETERNA Colossenses 1: 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;João 1:1 - 14 (1)No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.(14)E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai., e por meio de quem os mundos foram criados
3                 SEU FILHO É ETERNO Provérbio 8: 22 – 31(22)O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos.(31)Folgando no seu mundo habitável, e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.João 8: 58Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
4                 SEU PODER É INFINITO: TUDO FOI CRIADO POR MEIO DELE Hebreu 1: 12 E qual um manto os enrolarás, e como roupa se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão. Isaias 44: 14. Um homem corta para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta uma faia, e a chuva a faz crescer.
5                 SUA SABEDORIA É INFINITO JEREMIAS 51: 15 É ele quem fez a terra com o seu poder, estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento.
6                 SUA VONTADE É INFINITA: ELE PODE REALIZAR TUDO O QUE QUER. Isaias 45: 12 Eu é que fiz a terra, e nela criei o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todo o seu exército dei as minhas ordens.
7                 SUA PERFEIÇÃO É INFINITA: TUDO ERA MUITO BOM Genesis 1: 10, 12, 21 (1) No princípio criou Deus os céus e a terra.(12)A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.(21) Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
8                 SUA BONDADE É INFINITA: TUDO FOI CRIADO PARA O BEM ESTAR DO HOMEM Genesis 2: 8Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado.

O MUNDO

1 -QUAL A REALIDADE DO MUNDO?
a - FOI CRIADO POR DEUS Genesis 1: 1No princípio criou Deus os céus e a terra.Colossenses 1: 16 – 17(16)Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.(17)Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;
b - FOI CORROMPIDO POR SATANÁS, O PRÍNCIPE DESTE MUNDO 1 João 5: 19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno. Romanos 5: 12Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
c- SATANÁS É O DEUS DESTE MUNDO 2 Coríntios 4: 4Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
d- SATANÁS QUIS DAR O MUNDO AO PRÓPRIO SENHOR JESUS Mateus 4: 9E disse-lhe: Tudo isto te darei, se,prostrado,me adorares.
2 - QUAL É A ÚNICA ESPERANÇA DO MUNDO?
a - A LUZ DO EVANGELHO João 3: 6Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
b- O SANGUE DO CORDEIRO João 1: 29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Hebreus 9: 22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.
c - O SENHOR JESUS: O MUNDO APENAS PODE SER SALVO POR MEIO DELE João 3: 17E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura contra os que pecaram cujos corpos caíram no deserto.
d- É JESUS A RECONCILIAÇÃO DO MUNDO INTEIRO 1 João 2:2 E ele é a propiciarão pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

3- QUAL É AGRANDE NECESSIDADE DO MUNDO
a - É O SENHOR JESUS Atos 4: 12E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. João 15: 5Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
b - É O ESPÍRITO SANTO QUE CONVENCE O MUNDO DO PECADO João 16: 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
c - É A LEI QUE CONDENA O MUNDO E O CONVENCE Romanos 3: 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus.
d - TUDO PARA QUE O MUNDO POSSA CONFESSAR A SUA CULPA E RECEBER O PERDÃO 1 João 1: 9Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Efésio 1: 7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, à redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça.
4 - UMA COMPARAÇÃO INSTRUTIVA                         COMPARAÇÃO ENTRE A CRIAÇÃO Genesis 1 No princípio criou Deus os céus e a terra. E A RECRIAÇÃO DO SER HUMANO NA SALVAÇÃO 2 Coríntios 5: 17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
a – AS TREVAS COBREM O ABISMO Genesis 1: 2A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. QUEM NÃO NASCEU DE NOVO ESTÁ NAS TREVAS Romanos 1: 21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Efésio 4: 18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;

b – DEUS DISSE: “HAJA LUZ; E HOUVE LUZ” Genesis 1: Disse Deus: haja luz. E houve luz. DA MESMA FORMA A LUZ DE DEUS ILUMINA O CORAÇÃO HUMANO 2 Coríntios 4: 6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.Atos 26:18Para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim.
c - DEUS “DISSE: PRODUZ A TERRA...” Genesis 1: 11 – 12 (11)E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi. (12)A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. O NOVO HOMEM E PRODUZ NOVA VIDA 2 Coríntios 5: 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.Mateus 5:14Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;
d- DEUS FALOU: “SEDE FECUNDOS, MULTIPLICAI-VOS Genesis 1: 28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra”. O NOVO HOMEM PRODUZ BONS FRUTOS DO ESPIRITO GALATAS 1: 22 - 23 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. (23) A mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.Filipense 1: 11Cheios do fruto de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
e - DEUS DISSE: FAÇAMOS O HOMEM Á NOSSA IMAGEM Genesis 1: 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. O NOVO HOMEM IRRADIA A IMAGEM DE CRISTO 2 Coríntios 3: 18Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
F - DEUS DESCANSOU NO SÉTIMO DIA Genesis 2: 3Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera. DESCANSAR EM CRISTO FAZ PARTE DA VIDA DO NOVO HOMEM Hebreus 4: 3 Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário